Você está aqui: Página Inicial > Campus > Site > Maragogi Notícias > Campus Maragogi realiza Simpósio da Graviola Orgânica

Notícias

Campus Maragogi realiza Simpósio da Graviola Orgânica

Atividade é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrições

por Jhonathan Pino - jornalista publicado: 22/11/2019 09h38 última modificação: 26/11/2019 13h07

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro o Campus Maragogi, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sedia o Simpósio da Graviola Orgânica, que durante dois dias reunirá produtores, pesquisadores, docentes e discentes das ciências agrárias para trocar conhecimentos sobre o manejo da graviola, do plantio à pós-colheita.

O evento tem início a partir das 8h, do dia 27, com a apresentação de uma peça teatral retratando o “efeito do uso de agrotóxicos na agricultura”. Ainda pela manhã, o produtor rural Rivaldo Vasconcelos do Rego irá fazer um depoimento sobre sua experiência como pioneiro, na produção de graviola, em Maragogi. Depois disso haverá uma mesa-redonda sobre “Calagem, adubação e manejo do solo”, em que serão abordadas a amostragem, adubos alternativos e práticas conservacionistas do solo.

Ao longo do evento também serão pontuados o uso de agrotóxicos na agricultura familiar: problemas atuais e perspectivas; estratégias para atrair polinizadores da gravioleira; a irrigação, o manejo fitossanitário e de produção da gravioleira; o mercado da graviola e perspectivas para a produção orgânica; políticas públicas, agricultura familiar e Agroecologia, além de boas práticas no beneficiamento e processamento da graviola.

O coordenador do evento, Marcelo Cavalcante, afirmou que a ideia das palestras é levar informações aos produtores para melhorarem o processo agrícola. “Teremos a palestra que vai abordar os insetos polinizadores da graviola. O produtor, por falta de conhecimento e de orientação técnica,pensa que ele é uma praga, mas não é. Ele acaba colocando veneno na produção. Os debates do Simpósio vão orientar os produtores nessa cultura”, afirmou.

Segundo Marcelo, o debate sobre a produção de graviola surgiu no Campus porque o cultivo dela é expressivo no Litoral Norte de Alagoas. A estimativa da Cooperativa de Pequenos Agricultores Organizados (Copeagro) é que existam 100 mil pés da fruta somente em Maragogi.

O Simpósio é um evento gratuito organizado por professores do curso de Agroecologia do Campus Maragogi. Toda a programação acontece no auditório da unidade, que fica localizado na praia de Peroba.

As inscrições podem ser feitas pelo @ifalmaragogi ou na página do Simpósio. No link, também é possível consultar a programação de palestras.

registrado em: ,